Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Ilópolis desenvolve programa de correção de acidez do solo

Nesta quinta-feira 28/05, foi realizado na  na propriedade da família de Claudio Naibo morador da comunidade de Linha Gramadinho - Ilópolis, a entrega de calcário  aos inscritos no programa municipal. Na ocasião esteviveram presentes o prefeito Edmar Pedro Rovadoschi, o Vice Prefeito Fernando Dapont, Secretario de Agricultura Jurandir José Marques além do produtor Claudio Naibo e seu Filho Diones Naibo, e o transportador da UNICAL que é a parceira. " É um momento importante para nossos agricultores, pois estamos valorizando seu trabalho e incentivando  o desenvolvimento. Nos próximos dias daremos continuidade a entrega para os demais inscritos", destaca o Secretário Jurandir.


 O Secretario Municipal  de Agricultura Jurandir José Marques justifica o programa  considerando que as famílias produtoras de erva-mate e outras culturas merecem uma  especial atenção: " Olha, estamos oportunizando a correção da acidez do solo, afim de   e torna-lo equilibrado no ponto de vista do P.H", fala o secretátio, que acrescenta ainda  que o objetivo é levar desenvolvimento: " Desenvolver  e planejar ações que promovam: á correção da acidez do solo na propriedade e consequentemente o aumento da produção, produtividade, e a renda das famílias".

 

Jurandir também fala sobre os resultados esperados  do programa: " Que as famílias  saibam tirar proveito da oportunidade  de fazer a correção da acidez melhorando o aproveitamento dos adubos aplicado no solo;  Que a aplicação do calcário  seja um motivador para os produtores de erva-mate e outras atividades no aumento da produção, produtividade, e melhoria da qualidade de vida das famílias".diz o secretário

.
Porque aplicar o calcario? O Secretário, que também é tecnico em agropecuária explica.

"Um solo fértil é aquele que tem nutrientes para suprir as necessidades das plantas. Mas, nem todos os solos possuem fertilidade. Segundo a FAO, 33% dos solos do mundo estão degradados e os principais problemas são erosão; salinização; compactação; acidificação e contaminação. E isso tudo reduz a fertilidade dos solos.
PH menores que 5,5 (pH ácido), resultam em baixa disponibilidade dos nutrientes para as plantas.  Então, dependendo do pH do solo, há alteração na disponibilidade de nutrientes." afirma.

 

"Cito alguns benefícios com a calagem são:
o Redução da acidez do solo;
o Fornecimento de cálcio e magnésio para o solo;
o Estimula o crescimento radicular pelo cálcio;
o Aumenta a disponibilidade de fósforo;
o Redução da disponibilidade de alumínio e manganês;
o Aumenta a mineralização da matéria orgânica;
o Nas propriedades físicas do solo, aumenta a agregação, podendo reduzir  a compactação.
Antes de entender como o calcário agrícola reage no solo, você precisa saber se deve aplicar e quanto de calcário usar em sua propriedade.
Antes de começar a realizar qualquer operação de nutrição, calagem, você precisa realizar a análise de solo.
Maiores informações procure  a secretaria de agricultura e EMATER R/S ASCAR" ", finaliza Secretario de Agricultura de Ilópolis, Jurandir José Marques.

 

Foto: Secretaria Municipal de Agricultura de Ilópolis

Reportagem: Oneide Marcos

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?