Semana Do Aleitamento Materno

Publicado em 01/08/2017 15:27:50

18839290 1719251058089941 3546785497390731583 n               

 

                A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil. Considerada uma maneira independente de fortalecer ao mesmo tempo as ações em prol da saúde da mulher e da criança, com atenção no apoio, promoção e proteção do aleitamento materno.

                A Semana Mundial do Aleitamento Materno vem sendo comemorada desde 1992 no Brasil. A cada edição, uma temática relevante é selecionada para servir diferentes atividades desenvolvidas no período, com tema  “Trabalhar juntos para o bem comum”, há 10 anos, tem contado com a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Portanto, a entidade tem colaborado com o Ministério da Saúde na promoção de atividades que marquem a data em nível nacional e em nível global, mostram a importância da sociedade, em especial dos médicos e todos os profissionais da saúde, de “trabalhar juntos para identificar o que funciona e superar os desafios comuns na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”. A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dra Luciana Rodrigues Silva ressalta que além de todos benefícios já comprovados, novos estudos sobre  os benefícios e da importância do leite materno também para o microbioma saudável intestinal da criança, favorecendo a imunidade e o desenvolvimento cerebral. 

                Em Anta Gorda, as equipes de saúde estão sempre engajadas para acolher as Mamães e possibilitar o sucesso do ALEITAMENTO. Este trabalho ocorre de várias maneiras, principalmente nos encontros realizados mensalmente com GRUPO DE APOIO às gestantes, onde há criação de um espaço através de rodas de conversa no qual as participantes poderão apresentar suas próprias experiências, seus anseios, suas dúvidas e inquietações. Além desse momento de vínculo e conversa, as mães são preparadas durante todo o acompanhamento no pré-natal, sempre enfatizando os benefícios e dicas para obterem sucesso no aleitamento, levantando algumas dificuldades que podem surgir logo nos primeiros dias no pós parto, no intuito de preparar essas futuras mães no enfrentamento e manejo dessa nova fase de vida. São vários os temas abordados para o sucesso do ALEITAMENTO como: fisiologia da lactação; tipos de mamas, preparação das mamas no Pré natal; MITOS e vantagens da amamentação; principais problemas mamários: “fissuras nos mamilos; ingurgitamento mamário; baixa produção do leite”; postura adequada da mãe, técnicas de amamentação (posicionamento/pega correta); como realizar a ordenha mamária; persistência no aleitamento; relactação; aleitamento misto; etc.

                Além dos encontros mensais, as Enfermeiras realizam ainda avaliação sempre que as mamães precisarem e procurarem ajuda. Como rotina, as profissionais estipularam as visitas domiciliares de Puerpério logo no pós parto, pois são nesses primeiros dias que ocorrem as maiores dificuldades destaca a Enfermeira Marilusi, conselheira no assunto, defensora do ALEITAMENTO, sendo que para atender todas as dúvidas tanto da mãe como dos cuidados com recém nascido e adaptação de toda família com novo integrante uma avaliação através da visita domiciliar é essencial, principalmente nas mamães de primeira viagem. Na sua experiência de trabalho, Marilusi destaca que acompanhou e acompanha casos onde "mães diante de algumas dificuldades inesperadas sentem-se desestimuladas quase desistindo de amamentar, nesse momento é primordial oferecer apoio físico e emocional, preparar o companheiro, familiares, para entenderem que essa fase é passageira, buscando fortalecer e enfrentar juntos, sempre respeitando a decisão da paciente. Nossa equipe de trabalho está satisfeita com a adesão de várias gestantes no grupo, pois temos um percentual de 98% de participação, tanto pacientes acompanhadas na UBS como também boa adesão de gestantes da rede privada".

                Nesta semana de comemoração do ALEITAMENTO, a equipe de saúde do município continuará atendendo todas as interessadas que necessitem avaliação ou diálogo, como outras dúvidas também poderão ser sanadas pelo telefone: 51 37561266 com a equipe da Unidade Básica de Saúde de Anta Gorda.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Anta Gorda 

Recado do Ouvinte

Envie seu recado, sua sugestão, dúvida, etc.

Publicidade | clique e saiba como anunciar

Rádio Cultura AM 1.450 - Arvorezinha: Av. Barão do Triunfo, 584 - Fone: (51) 3772-2129 / 3772-2443

Rádio Cultura FM 92.3 - Arvorezinha: Av. Barão do Triunfo, 584 - Fone: (51) 3772-2129 / 3772-2443

Rádio Cultura FM 88.9 - Fontoura Xavier: Av. 09 de julho, 1700, 2 Andar - Fone (54) 3389-1110

Rádio Cultura FM 105.5 - Anta Gorda: Rua Doutor Campos 362 Sala 303, 1 Andar (51) 3756-1284

Melhor Visualizado com Internet Explorer 9+ / Firefox 3.6+ / Google Chrome 2x+