Dia de Campo com beneficiários do PBSM.

Publicado em 11/11/2015 15:06:02

Exibindo SAM_2020.JPG     A Emater - RS / Ascar de Itapuca realizou no dia 04 de novembro, Dia de Campo para atividades com foco no projeto produtivo do Programa Brasil Sem Miséria (PBSM). A atividade está dentro do cronograma seguido pelo Programa. Ao todo, são 18 beneficiários que desenvolveram projetos produtivos como olericultura, avicultura colonial, máquina de costura, salão de beleza e chiqueiro de porcos. A atividade aconteceu na propriedade da família da beneficiária Marinês Silveira Pereira, na comunidade de Campo Bonito, onde foram trabalhadas questões sobre olericultura. A propriedade foi escolhida pela localização e por ser considerada um sucesso dentro do Programa, pois a família da beneficiária, além de produzirem para o auto consumo, geram renda comercializando suas olerícolas na Feira do Produtor de Itapuca. Depois do almoço, o grupo teve uma palestra com o médico Jonatan Presoto sobre Saúde do Trabalhador Rural e Prevenção de Acidentes. A secretária da Saúde do município Marilde Zanete acompanhou a palestra e falou sobre o direito que os agricultores têm de receberem protetor solar e como proceder para adquirir. À tarde, visitamos a propriedade de Fábio e Sônia Montagner, beneficiários do Programa PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). A propriedade também foi escolhida pela localização e por ser um bom exemplo de como trabalhar com a avicultura colonial.

Exibindo SAM_2045.JPG
" O dia foi bem produtivo e com certeza agregou muito valor às práticas que eles costumam usar, através do conhecimento técnico repassado pelo colega Técnico Agropecuário Rubi Borsatto e através das trocas de experiência entre eles; pois apesar de nem todos terem executado projetos produtivos com base na olericultura (horta) ou avicultura (galinheiro), todos tem horta e galinheiro em casa, e para os que executaram projetos produtivos voltados à essas áreas com certeza foi de grande importância o dia" - salienta Maiquiele A. Schaefer Roso, Extensionista Social da Emater - RS/Ascar de Itapuca.
Além da Dona Marinês, mais três beneficiários do Programa Brasil Sem Miséria comercializam seus produtos na Feira do Produtor de Itapuca, a Sra. Cláudia, Sra. Cristiane e a Sra. Clarice. Além destes, também participam da Feira comercializando seus produtos Sr. Pedro, Sr. Fábio, beneficiários do PAIS e Sr. Antônio, assistido da Emater. A Feira do Produtor de Itapuca acontece todas as quintas-feiras, das 9:30 às 13:30, e é uma iniciativa da Emater- RS/Ascar, como apoio da Administração Municipal.

 

Fonte e fotos: Escritório da Emater/RS-Ascar de Itapuca.

Recado do Ouvinte

Envie seu recado, sua sugestão, dúvida, etc.

Publicidade | clique e saiba como anunciar

Rádio Cultura AM 1.450 - Arvorezinha: Av. Barão do Triunfo, 584 - Fone: (51) 3772-2129 / 3772-2443

Rádio Cultura FM 92.3 - Arvorezinha: Av. Barão do Triunfo, 584 - Fone: (51) 3772-2129 / 3772-2443

Rádio Cultura FM 88.9 - Fontoura Xavier: Av. 09 de julho, 1700, 2 Andar - Fone (54) 3389-1110

Rádio Cultura FM 105.5 - Anta Gorda: Rua Doutor Campos 362 Sala 303, 1 Andar (51) 3756-1284

Melhor Visualizado com Internet Explorer 9+ / Firefox 3.6+ / Google Chrome 2x+