Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Itapuquenses já podem pagar o IPTU

O município de Itapuca já disponibilizou o carnê do  Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU)  para pagamento. Segundo a adminsitração municipal,  o vencimento está previsto para o  próximo  dia 30 de Junho de 2021. Ainda de acordo com a municipalide local, o pagamento poderá ser realizado na Tesouraria Municipal, localizada junto àao prédio da prefeitura na Rua Arvorezinha, 1035, centro. Horário de atendimento: Manhã, das 08h15min às 11h45min; Tarde: das 13h às 17h.

 

Oque é e quem deve pagar o IPTU?

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), como o nome indica, é o imposto voltado a propriedades com construção no meio urbano. Ou seja, ele é cobrado anualmente de todos os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades. Como o IPTU incide sobre a propriedade, o contribuinte deverá pagar pelo número de imóveis em seu nome. Se for um, paga imposto só de um; se forem dez, paga imposto de dez -cada um com seu valor específico.

 

Como é calculado o IPTU?

O IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido pelo Poder Público. Sobre ele, é realizada a aplicação de alíquotas, descontos e acréscimos definidos pelos municípios.

 

O que é valor venal?

Valor venal é, basicamente, o valor de compra e venda de um imóvel estabelecido pelo órgão público. Leva em conta fatores como idade e localização do imóvel. Geralmente não tem relação com o valor de mercado -seu valor pode ser menor ou maior. Normalmente é menor, porque o preço de mercado é condicionado pela procura e oferta.

 

Foto: Google

Reportagem: Oneide Marcos

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?