Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Obras de alargamento são feitas em estrada que dá acesso ao Rio Guaporé

No aguardo da construção da ponte, a administração de Anta Gorda executa obras de alargamento da estrada que dá acesso ao limite municipal com Guaporé. A via está sendo ampliada em cerca de três metros de largura por 4,5 km, que compreendem o trecho sem pavimentação asfáltica até o Rio Guaporé. Quatro maquinários estão sendo utilizados nos trabalhos desta semana.

 

Na tarde desta segunda-feira, 18, o Grupo Cultura de Rádio estava em deslocamento até a divisa municipal via Rio Guaporé quando constatou as obras. O prefeito de Anta Gorda, Xico Frighetto, acompanhava o andamento das atividades. Segundo ele, trata-se de uma demanda antiga da comunidade, mas também uma solicitação da Ecopontes para melhorar a trafegabilidade dos veículos pesados necessários para a construção da ponte.

 

A nova ponte sobre o Rio Guaporé será construída pela Ecopontes, cujo prazo de início foi dado entre 15 e 20 de novembro. As equipes da empresa, entretanto, ainda não compareceram ao local para início das atividades. Segundo Frighetto, no momento (até dia 20), se aguarda uma autorização federal para a terceirizada iniciar os trabalhos.

 

Desta forma, ainda na segunda-feira, o Grupo Cultura de Rádio buscou contato com o secretário executivo do Ministério da Reconstrução do RS, Emanuel Hassen, o Maneco, para averiguar a situação. Até o momento desta publicação, entretanto, não houve respostas.

 

Após iniciada as obras, o prazo de entrega estipulado pela empresa é de 120 dias.  O texto, assinado em março pelas prefeituras de Anta Gorda e Guaporé, estabelece divisão igualitária de um investimento total de R$ 2,6 milhões: R$ 1,3 milhão para cada um. Os recursos do convênio serão utilizados para complementar os fundos já disponibilizados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, além da possível contribuição do Governo do Estado.

 

A construção da ponte sobre o Rio Guaporé é uma preocupação compartilhada pela comunidade local há décadas. A demanda se tornou ainda mais necessária após a enchente de setembro de 2023, quando a “antiga ponte” ficou interditada. Desde então, o acesso entre os municípios está bloqueado.

 

Foto: Ed Moreira/Grupo Cultura 
Dpto de Jornalismo do Grupo Cultura 


19/11/2024 - 17:49

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?