Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em julho, o menor índice já registrado desde o início da série histórica, em 2012. Os dados divulgados nesta terça-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o número de pessoas desocupadas ficou em pouco mais de 6 milhões de indivíduos, o menor contingente desde 2013.
A população ocupada também bateu recorde, alcançando 102,4 milhões de trabalhadores, o que representa 58,8% das pessoas em idade ativa. Entre eles, os empregos formais chegaram a 39,1 milhões, o maior número da série, com crescimento de 3,5% em um ano. O trabalho por conta própria também atingiu marca histórica, com 25,9 milhões de pessoas.
De acordo com analistas do IBGE, os números refletem a redução da subutilização da mão de obra, indicando um mercado de trabalho mais ativo. O que quer dizer, que mesmo empregado, as pessoas continuam procurando novas vagas. Setores como agricultura, serviços públicos, saúde, educação e atividades financeiras puxaram o crescimento. A taxa de informalidade recuou para 37,8%, abaixo da registrada no mesmo período do ano passado.
Fonte: Agência Rádio Gov
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil.
17/09/2025 - 12:44
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?