Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

RS confirma primeiro caso de intoxicação por metanol; homem bebeu caipirinhas em SP

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou, na manhã desta quarta-feira, 8, o primeiro caso no estado de intoxicação por metanol após consumo de destilado. Outros três casos suspeitos de intoxicação, em residentes de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Nova Santa Rita, são investigados.

De acordo com o secretário Fernando Ritter, o paciente é um homem de 42 anos que teria consumido caipirinhas com vodka em um bar de São Paulo e voltou ao RS. O consumo da bebida ocorreu em 26 de setembro e o homem foi internado no dia 30 no Hospital São Lucas, em Porto Alegre. Ele já teve alta.

"Os sintomas – febre, dor abdominal e cefaleia – surgiram entre 12 e 24 horas após o consumo. Em seguida, ele apresentou visão turva e alteração na percepção de cores. O paciente está bem e segue em acompanhamento pela Vigilância em Saúde da capital, em contato com o Centro de Informação Toxicológica (CIT)", informou a Secretaria Municipal de Saúde.

O exame de sangue, realizado em laboratório terceirizado, confirmou a presença de metanol. O caso foi notificado ao Ministério da Saúde. Em nível nacional, o Ministério da Saúde contabiliza 17 casos confirmados de intoxicação por metanol e 217 notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Duas mortes foram confirmadas em São Paulo, e outras 12 seguem em investigação.

Fonte: G1.com
Foto: UFPR / Divulgação


08/10/2025 - 16:57

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?