Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Em Brasília, Leite apresenta Programa RS Seguro como referência nacional em política pública de segurança

O governador Eduardo Leite apresentou, nesta quarta-feira (8/10), o Programa RS Seguro como exemplo de política pública bem-sucedida na transformação do cenário de combate ao crime e de proteção à população. A iniciativa foi detalhada durante palestra no seminário sobre segurança pública realizado na sede do Instituto de Direito Público (IDP), na Asa Sul, em Brasília. O evento foi promovido pelo Observatório de Segurança Pública e Cidadania da América do Sul e pelo MBA em Segurança Pública do IDP.

A abertura do seminário contou com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes; do ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública Raul Jungmann; da representante da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) Telma Teixeira; e do tenente-coronel Franklin Epiphanio, da Polícia Militar do Mato Grosso, que é docente do MBA em Segurança Pública do IDP.

Ciência de dados
Durante sua exposição, Leite apresentou os principais resultados do RS Seguro, implementado em 2019 e estruturado em quatro eixos: combate ao crime, políticas sociais preventivas, qualificação do atendimento ao cidadão e aprimoramento do sistema prisional. Ele destacou que a política foi construída com base em ciência de dados e estatísticas criminais, permitindo um foco territorializado nas regiões com maior incidência de delitos.

“O RS Seguro é fruto de uma estratégia baseada em dados e gestão. Mapeamos os locais onde o crime mais se concentrava e levamos para lá a força do Estado, não apenas com polícia, mas com políticas sociais, investimentos em tecnologia e presença efetiva do poder público”, afirmou o governador.

Segundo Leite, o modelo de governança do programa permite o acompanhamento constante dos indicadores de criminalidade, com participação direta das autoridades locais. “Não tem mágica. É análise de dados, foco e rotina. A reunião com o governador é um motivador para garantir que as reuniões anteriores aconteçam, com integração entre polícias, Ministério Público, Judiciário e demais instituições. Isso cria um espaço para compartilhamento de boas práticas e planejamento de medidas para atacar a evolução de crimes desde a sua menor inflexão”, destacou.

O governador ressaltou ainda que o programa alia firmeza no enfrentamento do crime à responsabilidade social, rechaçando práticas violentas como as chamadas políticas de “tiro, porrada e bomba”. Leite também apresentou os resultados obtidos pelo programa, que já garantiu reduções expressivas nos principais indicadores criminais do Rio Grande do Sul:
 

  • queda de mais de 50% nos homicídios,
  • 80% nos roubos a pedestres
  • e quase 90% nos roubos de veículos.
     

O Estado também investiu em tecnologia, armamentos, viaturas e reposição de efetivo, sendo Leite o primeiro governador em mais de uma década a encerrar o primeiro mandato com mais policiais do que no início da gestão.

Foto: Maurício Tonetto/Secom


09/10/2025 - 11:13

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?