Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou quase 85 mil focos de queimadas entre janeiro e início de outubro de 2025, uma queda de 61% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram detectados aproximadamente 219 mil pontos.
Segundo o Inpe, a redução é atribuída a políticas públicas de prevenção, fatores climáticos e menor acúmulo de biomassa disponível para queima. O Pantanal teve o maior recuo, com redução de 96% no número de focos, seguido pela Amazônia. Por outro lado, Pampa e Caatinga registraram aumento.
O Programa Queimadas do Inpe utiliza satélites que detectam o calor gerado pela queima da vegetação. Os dados são processados pelo instituto e atualizados diariamente na internet, servindo para gestão ambiental e apoio a órgãos como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
As informações podem ser consultadas por região, unidade federativa e bioma, incluindo localização geográfica dos focos, estimativas mensais de área queimada, mapas de risco de fogo e boletins detalhados. Mais detalhes estão disponíveis no site inpe.br/queimadas.
Fonte: Agência Rádio Gov
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
11/10/2025 - 12:23
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?