Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade
A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira, 11, projeto de lei que determina um repasse financeiro mensal de R$ 200 para famílias participantes do Programa Família Gaúcha. A medida vale pelo período de 22 meses, tempo de acompanhamento das famílias pelo Estado. A proposta, aprovada por 42 votos, oficializa a iniciativa como lei estadual.
Conforme o Governo do RS, além da inclusão socioprodutiva, o objetivo é que o programa conceda auxílio às famílias que preencham as condições previstas nos critérios estabelecidos, com a finalidade da redução das vulnerabilidades, através do fortalecimento progressivo da autonomia e do acompanhamento familiar periódico, por meio de uma estrutura intersetorial.
Programa Família Gaúcha
Trata-se de um programa de transferência de renda para famílias em vulnerabilidade social. A iniciativa irá pagar parcelas mensais de até R$ 250 reais por grupo familiar por dois anos (24 meses). Os contemplados serão escolhidos dentro dos 92 municípios abrangidos pela iniciativa e precisam estar entre as mais vulneráveis do Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Rio Grande do Sul (IVF/RS).
Além dos recursos financeiros, os beneficiários terão o acompanhamento periódico de Agentes de Desenvolvimento da Família (ADFs), cujo objetivo é auxiliar as famílias no processo de 'autonomia' financeira.
Dentre os 92 municípios abrangidos, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Fontoura Xavier e Roca Sales.
Foto : Lucas Kloss / ALRS
12/11/2025 - 12:51
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?