Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

REFORMA TRABALHISTA TROUXE MAIS COMPETITIVIDADE À INDÚSTRIA BRASILEIRA

Completando cinco anos em 2022, a reforma trabalhista trouxe benefícios para o setor produtivo brasileiro. Um dos mais importantes foi favorecer a competitividade das indústrias e de outros setores da economia, acredita o economista William Baghdassarian. 

Formas de trabalho que não estavam na CLT, como o teletrabalho e o trabalho intermitente, ajudam a refletir com mais clareza o contexto de produção industrial mais eficiente e tecnológico que o mundo vive, afirma Baghdassarian. 
“Ela [reforma trabalhista] veio muito ajustada para essa Indústria. A gente não vende mais, principalmente profissões mais sofisticadas, disponibilidade de trabalho. Você vende trabalho. Pega, por exemplo, um trabalhador de informática. O chefe dele não está preocupado se ele vai ficar oito horas por dia na empresa. Está preocupado se ele vai entregar o aplicativo”. 

O advogado especialista em direito do trabalho, Paulo Sérgio Farripas, destaca que a pandemia da Covid-19 impediu mensurar todos os efeitos da reforma trabalhista, mas que a nova legislação conseguiu antecipar algumas situações. 
“Pouco tempo após a vigência da lei, mais precisamente em março de 2020, ou seja, pouco mais de dois anos, ocorreu o início da pandemia, e todas as medidas legislativas urgentes foram implementadas para contornar a situação. O período da pandemia intensificou a utilização do aparato tecnológico, fomentando o teletrabalho”. 

Considerada como um dos principais gargalos do chamado Custo Brasil, a rigidez da legislação trabalhista brasileira se modernizou.  Passou a valer mais o que é negociado entre empresas e funcionários do que o que está na legislação trabalhista. Isso ajudou a trazer segurança jurídica. O número de ações trabalhistas no Brasil caiu 43% entre 2016 e 2021, segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho.

Reportagem, Felipe Moura. : Brasil 61

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?