Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

MITOS E VERDADES SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE!

Apesar da maioria dos brasileiros conhecer a importância da doação de sangue, ainda existem mitos que acabam afastando pessoas do ato. Entre os mais comentados, estão que doar afina o sangue, que o volume doado demora para ser reposto pelo organismo e que prejudica a saúde do doador.

A hematologista do Hospital Anchieta de Brasília, Marina Aguiar, esclarece que as afirmações são falsas. Segundo ela, o organismo repõe naturalmente o sangue doado em até 72 horas, e doadores são menos propensos a desenvolver doenças cardíacas e câncer.

Marina Aguiar, médica hematologista do Hospital Anchieta de Brasília

“Isso ocorre porque, durante esse processo, há uma espécie de limpeza sanguínea porque o nosso sangue é produzido na medula óssea e é renovado a cada três meses. Essa doação vai promover uma renovação das células sanguíneas e, com isso, as células velhas serão renovadas.

”Outro mito é achar que quem teve Covid-19 não pode doar sangue. A médica explica que os infectados precisam aguardar um mês, após recuperação completa da doença, para poder fazer a doação.

Marina Aguiar, médica hematologista do Hospital Anchieta de Brasília

“Ou seja, a doação só é permitida se não houver nenhum sintoma ou sequela depois de 30 dias que a pessoa já se recuperou.

Quem ingere bebidas alcoólicas, fuma cigarro, tem tatuagens ou piercings também pode ser doador. Já as grávidas e mulheres em resguardo ficam inaptas durante o período do pós-parto. Quem faz uso de medicamentos controlados, drogas ilícitas, teve hepatite depois dos 11 anos de idade e possui doenças transmissíveis pelo sangue não pode doar.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o Sistema Único de Saúde (SUS) recebe três milhões de doações de sangue ao ano. Ele destaca a importância da doação regular.

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

“O sangue, ao longo do tempo, simboliza a vida. E, nesse sentido, é importante a doação regular de sangue. Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa.”

Para saber onde doar sangue ou se cadastrar para doar medula óssea, acesse redome.inca.gov.br.

Reportagem, Luciana Bueno

Matéria: Paulo Rogério Tavares

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?