Grupo Cultura de Rádio e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade

Mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a votar neste domingo

Neste domingo (2), mais de 156 milhões de brasileiros poderão comparecer às urnas para votar. E, para não haver desencontro, é importante se preparar, conhecer o local de votação e levar a documentação correta.

Uma novidade destas eleições é a possibilidade de impressão do título de eleitor sem sair de casa, pelo serviço de Autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral, TSE. O documento pode ser baixado em formato PDF e impresso com QR Code, que valida o registro de votação como verdadeiro e oficial. O título de eleitor também pode ser digital, baixado pelo aplicativo e-Tiítulo.

Para votar, o cidadão deve levar o título e um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira profissional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou motorista. O TSE também recomenda levar uma colinha em papel, com os números dos cinco candidatos na sequência correta para votar. O telefone celular não é permitido na cabine de voto.

O estudante de Direito, Raul de Barros Costa Galindo, de 19 anos, vai votar pela primeira vez nestas Eleições de 2022.

“Participar pela primeira vez numa eleição é muito importante e significativo, já que é exercer o direito de votar num candidato, num representante que mais se assemelha a mim, em ideias em pautas sociais. E isso só é permitido por conta de nosso pluralismo político que é garantido no estado democrático de direito”.

O TSE alerta que mensagens de cancelamento do título de eleitor enviadas por e-mail, WhatsApp, Telegram ou mensagem de texto são falsas. A instituição só envia comunicados eletrônicos em raras exceções, como processos judiciais e para o chamamento de mesários.

Para tirar dúvidas relacionadas às eleições ou ao cadastro eleitoral, acesse o site tse.jus.br ou os serviços de Disque-Eleitor da Justiça Eleitoral, pelos números 0800 648 0005 e (61) 3030 8700. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Reportagem: Sophia Stein

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Matéria: Paulo Rogério Tavares

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?